Eletrodutos: protegem e asseguram a fiação
Também chamados de conduítes, os eletrodutos são tubos que servem para proteger a fiação de uma instalação elétrica contra corrosões e ações mecânicas. Por conta disso, eles evitam choques elétricos, curto-circuitos e superaquecimento, por exemplo. Existem vários eletrodutos que servem para as mais diversas proteções de materiais elétricos na construção civil. Confira os principais tipos:
Tipos de eletrodutos
Os eletrodutos existentes são: rígidos, curváveis ou flexíveis, sendo eles isolantes ou metálicos.Os eletrodutos flexíveis são ideais para paredes por conta de sua fácil instalação, fazendo curvas mais facilmente e sem impedir a passagem da fiação. Já os curvos não podem ser curvados, sendo indicados para superfícies concretadas como lajes, por exemplo. Nesse caso, eles não sofrem com danos da tração do concreto. Os curváveis são aplicados em linhas embutidas como prédios residenciais, comerciais e análogos, por permitirem curvas por força transversal. Entre as aplicações possíveis, os eletrodutos metálicos rígidos são ideais para, enquanto os isolantes rígidos são usados exclusivamente em linhas subterrâneas.
Por que usar eletrodutos?
Eletrodutos são peças essenciais na construção civil por oferecerem proteção e segurança para o material elétrico planejado. Muitos deles são produzidos em PVC, que são isolantes térmicos elétricos e contra umidade, além de possuir propriedade anti-chama. Além disso, costumam respeitar o meio-ambiente, quando bem produzidos, por serem recicláveis e com durabilidade em torno de 50 anos por um custo muito baixo. Afinal, correspondem a menos de 10% do valor de uma obra.