Um Moto esmeril é uma ferramentas elétricas que utiliza umrebolo, peça feita de material especialmente duro, o chamado esmeril, ou carborundum para girar presa ao eixo de um motor, que origina seu nome. O Moto esmeril dá ao trabalhador diversas funções, entre as principais: afiar ferramentas, arredondar cantos de peças, remover ferrugem, polir, tirar rebarbas de peças forjadas ou serradas, dentre outras. É comumente utilizada em oficinas, cutelarias ou serralherias que trabalham com diversos tipos de materiais, como tijolos, azulejos, metais, madeira e concreto, por exemplo.
O tipo mais comum de Moto esmeril é o de bancada, onde, fixado em uma superfície plana similar a uma mesa, pode ser ligado à eletricidade e atender às necessidades do operador, que leva os materiais que precisam de manuseio até a máquina. O que muda de uma ferramenta para outra é o disco utilizado como esmeril, que pode ter propriedades abrasivas diferentes, conforme o objetivo do trabalho do operador. Por isso, é uma ferramenta indicada especialmente a profissionais qualificados e treinados, diferentemente do hobby e da bricolagem, que podem ser atendidos por outras ferramentas, como mini esmerilhadeiras, esmerilhadeiras e lixadeiras, por exemplo. O rebolo precisa funcionar por, pelo menos, um minuto antes de iniciar o trabalho e é necessário sempre utilizar equipamentos de proteção, como luvas, máscara, óculos, protetor auricular e respiradouro, caso haja muita poeira durante a operação. Além disso, é preciso ter cuidado redobrado com vestimentas soltas, que podem ser puxadas pela máquina, e com combustíveis, já que há a possibilidade de produção de faíscas.
Como existe a necessidade de um espaço destinado especialmente ao Moto esmeril, que prioriza seu trabalho e aumenta a eficiência e desempenho de todas as funções da ferramenta, a única movimentação realizada é a das peças, ao contrário da máquina, que exige mais precisão e esforço. Ou seja, o operador maneja o material para que se adapte da forma necessária, potencializando o resultado final de pequenas peças. Com outras máquinas não fixadas, isso não acontece, já que é preciso levar a ferramenta até aquilo que será trabalhado. Confira essa ferramenta e muitas outras na especialista, a Ferramentas Gerais. Conheça também nossas lixadeiras, esmerilhadeiras e politrizes.