As esmerilhadeiras são ferramentas elétricas indicadas tanto para uso pessoal em hobbys ou serviços caseiros de bricolagem, como outros mais industriais, onde ela será a principal responsável por lixar, melhorar o acabamento e suavizar rebarbas existentes em peças de aço, estruturas metálicas, peças automotivas ou concreto aparente, por exemplo. Também chamada de rebarbadeira, esmeriladora ou retificadora, a esmerilhadeira traz uma forma profissional de efetuar o trabalho de corte, desbaste, lixamento e remoção de rebarbas de diversos materiais.
A principal diferença entre as esmerilhadeiras depende do seu tamanho e da medida do seu disco. Existem, atualmente, mini esmerilhadeiras de 115 a 125 mm até esmerilhadeiras de maior tamanho com medidas de disco entre 180 mm e 230 mm. Esses discos compreendem a principal função do trabalho com esmerilhadeiras, já que, suas características são fatores que melhoram o uso e resultado final. Quanto mais abrasivo o disco for, por exemplo, melhor desempenho ele terá com materiais de alta resistência à tração. Outro ponto que pode ser considerado é a qualidade da tela de vidro existente no disco, que é responsável por evitar um provável rompimento durante o processo de trabalho. Enquanto às mini esmerilhadeiras atendem a demandas de bricolagem e hobbys, as esmerilhadeiras profissionais são perfeitas para serralherias, departamentos de manutenção industrial, fundições, caldeirarias, funilarias e metalúrgicas, entre outras indústrias. Ou seja, a funcionalidade de ambas é sempre a mesma. O que deve ser considerado é o uso que será dado para cada uma. As esmerilhadeiras trazem 3 possibilidades para as indústrias e empresas: a esmerilhadeira angular, mais comum e utilizada; à bateria, indicada especialmente para locais onde não há energia elétrica ou ela é escassa; e por último, a pneumatica, que usa ar comprimido para funcionar e necessita de compressor, sendo mais comum em oficinas.
Se você precisa lixar ou melhorar o acabamento de diversos tipos de materiais e superfícies, por que usar uma esmerilhadeira e não uma lixadeira? A principal diferença entre as duas está no número de rotações, já que a esmerilhadeira entrega praticamente as mesmas aplicações da lixadeira, com a vantagem de ter melhores resultados frente a desbastes e cortes em materiais metálicos. Uma lixadeira chega, em média, a 5.500 rotações por minuto, enquanto uma esmerilhadeira entrega 11.500 rpm, o que faz da esmerilhadeira uma ferramenta mais potente e funcional, entregando mais qualidade para os trabalhos com metais.